
Segundo a empresa responsável pelo programa com os áudios de ondas binaurais, O I-doser tem como objetivo levar as pessoas a momentos de bem estar, relaxamento e meditação, porem há uma grande preocupação, pois existem relatos de pessoas que alucinam, e esta sendo usados por muitos adolescentes brasileiros, que compram tais doses de ondas sonoras para sentirem o efeitos similares de maconha ou cocaína.
Muitos usam áudio de ondas cerebrais binaurais para relaxar, ter uma experiência recreativa, melhorar a meditação, ioga, equilíbrio holístico e muito mais. Com centenas de doses disponíveis, as possibilidades são infinitas”, afirma a empresa responsável pelo I-Doser.
Muitos pais ficam tranquilos, ao ver seus filhos no quarto, deitados com o fone de ouvidos, acreditando que estão ouvindo uma música ou vendo uma serie, mas na realidade, buscam a tal “droga” virtual. Vale salientar que as tais ondas só darão o efeito se o usuário estiver der fones de ouvidos.
Portanto, é importante que a família fique atenta ao isolamento dos jovens em seus quartos, mudanças de comportamentos, mas o principal é ficar atento também, o que pode estar por trás dessa necessidade de “viajar”, como se pudesse fugir para buscar o alívio das suas questões emocionais, e que às vezes também, recorre ao uso excessivo de bebidas alcoólicas e consumo de drogas.
É justamente nessa fase que o emocional está mais vulnerável, com muitas dúvidas e conflitos, o que os tornam parte do grupo de risco.
Diversos neurologistas analisaram o programa e acreditam que as ondas sonoras podem interferir nas emoções, mas não conseguem afetar as redes cerebrais de maneira significativa, e por isso é improvável que eles consigam gerar uma dependência química.
Mas independentemente do I-doser entregar ou não o que promete, é preciso ficar atento e manter um dialógico transparente e sincero com os jovens, a fim de instruí-los sobre o uso de drogas, sejam elas lícitas ou Ilícitas.
A família não pode terceirizar esse diálogo claro, importante para Influenciadores, Tiktokers e Youtubers, porque a consequência pode ser drástica. O perigo pode estar dentro do quarto do seu filho.”
A adolescência é um período marcado pelas transformações, mudanças, cobranças, o que pode gerar um sentimento de baixa autoconfiança, insegurança, baixa autoestima, levando o jovem a comportamentos nocivos. O uso de drogas nesse período pode afetar de forma definitiva o adulto que ele poderia ser no futuro, já que o cérebro humano só se forma totalmente depois dos 24 anos de idade.
Pode trazer sérias consequências para o resto da vida, pois geram impactos em seus relacionamentos, diminuição da interação social, dificuldade de concentração e memoria, redução do senso crítico, tendencia a dependência química no futuro e com sérios problemas de saúde mental.
Não permitam que a fragilidade de uma fase de desenvolvimento do seu filho, que suas “chatices”, os afaste de você e que seja a porta para o universo das drogas.
Deixe um comentário.
*imagem CanvaPro