
“As vezes precisamos de um tempo para nós, para repensar certas coisas da vida, sem envolver ninguém, só você, seu coração e sua mente”. (Eddy Henrique)
Contagem regressiva para 2020, e não há como chegar ao final de 2019 e não repensar a vida, o que foi vivido ao longo do ano que está acabando.
Criar expectativas para o próximo ano costuma ocupar nossos pensamentos nesse momento, e pode ser um gerador de ansiedade, preocupação e medo, uma vez que sempre nos baseamos o que queremos em situações vividas de sucesso ou fracasso.
Para quem não fez a listinha no final do ano de 2018 para 2019 e acha que não tem como avaliar seu ano, está errado, pegue um papel e liste tudo aquilo que você realizou e que foi importante PARA VOCÊ durante 2019.
Listar suas conquistas ajuda você a parar e repensar, fazer uma retrospectiva do seu ano, e com isso você irá identificar o que deu certo, o que você quer que se repita, que você fará de maneira diferente, o que você jamais fará novamente e o medo do novo vai diminuir, afinal, só você é capaz de conduzir a sua vida.
Precisamos ser os protagonistas da nossa vida, o responsável por tudo o que nos acontece, precisamos compreender que os outros devem agregar, trocar, mas você é quem pode atuar em sua história.
Perceba a satisfação por ter feito coisas, ter vividos situações, por ter tido um ano, que apesar de algo ter dado errado, houveram resultados positivos e importantes para você.
Em seguida, procure colocar em outra lista, “seus fracassos”, ou aquilo que não saiu como queria, identifique os motivos que o impediram de ter tido o sucesso esperado. Também liste o que você poderia ter feito e não fez e qual foi a causa disso.
Os pontos ou motivos que o impedem de realizar algumas coisas, precisam ser repensados, reavaliados, e se necessário e possível, mudá-los para que não prejudique a realização de suas próximas atividades e sonhos.
Mas será que essa coisa de pensar nas conquistas, no que é preciso fazer é algo só para ser listado e avaliado ao final de cada ano?
Logico que não!!!!
O ano é constituído por 365 dias, e em 2020 será de 366 porque será um ano bissexto, e a maneira como levamos os nossos dias impactará em nossos resultados no final do ano, por isso que é fundamental entender como administramos nosso tempo e o que precisamos fazer, saber que o que cabe no tempo real é bem diferente do que cabe no tempo da imaginação.
Nossa rotina é baseada em dois tempos: Cronos que está relacionado ao tempo do relógio, do calendário e serve para quantificar e o Kairós que é o momento certo de realizar as coisas e serve para qualificar e dar sentido as elas.
É comum ouvir que o tempo está andando rápido demais, e que com isso não conseguimos realizar as coisas. O excesso de informações e coisas para fazer, nos levam a sensação de um tempo ainda mais corrido.
Levar a vida com o tempo estourado só vai aumentando a angústia, o estresse e a frustração de não ter realizado tudo o que precisávamos. Vivemos atropelando as coisas, sem pensar na real prioridade, urgência do que temos para fazer, e isso, seja durante o ano ou diariamente.
Embora pareça bobo, mas faz muita diferença na qualidade de vida, quando listamos diariamente o que precisamos fazer, definimos as prioridades, identificamos o sentido daquilo.
Ao realizar os itens listamos, procure dar baixa na relação, tais medidas irão facilitar a realização do que temos que fazer, resultando positivamente em nossas vidas ao longo do ano.
Simmmm!!
Temos crenças, vícios, manias, sentimentos que influenciam na execução de atividades, de atingir metas e objetivos, e por isso é fundamental se perceber e identificá-los.
É comum sairmos responsabilizando os outros e as coisas pelo fracasso do nosso dia, semana, mês e ano.
Mas a responsabilidade pelo que temos e somos é só nossa!!!
Começa já a fazer a gestão do seu tempo, quantificar, mas qualificá-lo também. Você é capaz de conquistar o que quiser, hoje e sempre. Experimente!
Encontro você em 2020!
Um ano de repleto de desafios, conquistas e aprendizados a todos nós.
Daiane Daumichen
Leia essa matéria na revista Vertical News no link: https://pt.calameo.com/read/00426250627d233dc06af.