E quando pensamos em pessoas convivendo e se relacionando, é fato que no dia a dia, ocorrem inúmeras situações críticas, estressantes e geradoras de conflitos, que pode envolver marido, esposa, filhos, parentes, colegas de trabalho, de escola e até com pessoas que nem se conhecem.
O problema é que nem todas as pessoas conseguem manter o equilíbrio emocional, e reagem emocionalmente, e infelizmente, se arrependem depois.
Nesse artigo falaremos sobre a importância da inteligência emocional nas relações, portanto gostaria de começar falando sobre relacionamento interpessoal.
É a conexão e o vínculo entre as pessoas, baseado nas interações que elas estão vivendo socialmente, em que é necessário, um primeiro contato e o envolvimento de três itens básicos que são: o eu (vontade que impulsiona o comportamento), o outro (familiar, amigos, cliente, estranho) e o ambiente (onde começa o processo), todos esses componentes influenciam uns nos outros.
Se relacionar com outros indivíduos é um grande desafio, independente se é pessoal ou profissional, e nesse sentido é fundamental saber lidar com as suas emoções e com a das outras pessoas, e isso demanda inteligência emocional.
Emoções são respostas naturais, curtas e intensas, sensações físicas e/ou emocionais a estímulos ou acontecimentos agradáveis ou desagradáveis, que são experimentados ao longo da vida.
O interessante é que numa mesma situação, cada pessoa reage e sente de forma diferente, pois está relacionado aos recursos internos adquiridos pela pessoa, sua inteligência emocional, bem como a sua saúde mental.
A Inteligência emocional é uma habilidade relacionado a capacidade de lidar com os seus próprios sentimentos, emoções e ações no dia a dia, e de administrar os conflitos nas relações com as pessoas. Pode ser desenvolvida através do aprendizado das experiências vividas, e principalmente, da prática destes, e é por isso, que se torna uma habilidade.
O interessante é que ao desenvolver a inteligência emocional, os relacionamentos são mais saudáveis e é possível tomar decisões mais assertivas, não deixando que as emoções possam atrapalhar, portanto, está totalmente ligada ao desenvolvimento pessoal e profissional, uma vez que, potencializa os aspectos positivos da personalidade.
Tenho percebido que a pessoa pode ser autoridade num assunto, ter conhecimentos técnicos, formação acadêmica, títulos, porém se não souber fazer a gestão de suas reações e emoções em relação as situações do dia a dia, fica bem mais complicado conseguir se desenvolver e obter sucesso principalmente, profissionalmente.
Percebo que muitas pessoas não obtém o sucesso desejado, pois não conseguem lidar com o estresse rotineiro, mesmo apto tecnicamente. Não sabem nem tampouco receber feedback, por ter dificuldade de ouvir críticas construtivas, reagindo agressivamente, sem se permitir aprender.
Saber se relacionar interpessoalmente é uma competência essencial para se manter no mercado de trabalho, e para isso, permita-se praticar o autoconhecimento, autoconsciência a fim de identificar sua maneira de lidar em situações críticas, quais são os seus comportamentos recorrentes frente a elas.
Aprenda a regular suas emoções, criando estratégias para controlar e dominar seus impulsos, reações e sensações físicas e emocionais.
Permita-se a um exercício de lembrar da última vez que passou por um estresse, e lembre-se de como reagiu, o que sentiu e suas atitudes frente a esse fato.
Você faria diferente?
Faça essa reflexão e escreva num papel, buscando identificar o que deu certo e o que pode ter atrapalhado.
Seja generoso consigo e permita-se fazer diferente numa próxima oportunidade.
Sinta-se motivado a ser uma pessoa melhor a cada dia, procure ter um olhar diferente e positivo para as coisas, e isso vai ajudar você ajudar a não repetir padrões de comportamento que prejudicam suas relações.
As emoções não podem ser extinguidas, mas podem ser identificas, respeitadas e controladas impactando de forma positiva em sua vida.
Siga o meu Instagram @daianedaumichen_